Uma vez estava tentando entender minhas paranoias. Então, passei a me questionar: qual a origem dos meus pensamentos paranoicos e negativos? Seria meu “eu das sombras” ou alguma força externa? Talvez o fato de eu usar o pronome possessivo “meu” ao me referir a esses pensamentos já fosse um indício que apontasse para a origem do problema, pois estava assumindo que esses pensamentos eram “meus” sem eles necessariamente serem.
Mas assumindo que eles o fossem, poderiam não serem necessariamente ruins?
Parto do princípio que as coisas tendem a não serem puramente ruins ou boas. Por exemplo, o veneno de cascavel que é algo intrinsecamente visto como algo ruim, já está sendo pesquisado para ser utilizado em tratamentos contra o câncer. E para a própria cascavel ele é algo bom. Trazendo essa analogia para a nossa vida cotidiana, pode-se dizer que o pessimismo é uma característica ruim, mas se for convertida em arte – quadros, música, textos – pode ser uma característica transmutada em algo positivo.

Por isso, pensei nas paranoias como uma mangueira de água cuja torneira está aberta com muita força. Há muita água correndo e está alagando tudo. Pois se eu assumisse o controle dessa torneira, poderia utilizar essa água quando quiser, da maneira que quisesse. Poderia utilizar esses pensamentos de forma consciente e equilibrada para evitar riscos desnecessários, diferente da forma como esses pensamentos eram usados, que eram para tentar evitar e antever todo e qualquer perigo ou problema que poderia acontecer, mesmo problemas improváveis.
E assim levantei outra questão: eu estava conseguindo prever e evita todo e qualquer perigo?
Hoje posso afirmar com certeza: evidentemente que não!
E quando os problemas ocorreram, essa tentativa de tentar prevê-los me ajudou estar preparado para enfrentá-los? Não. Pelo contrário, pois consumiu uma energia vital desnecessariamente.
E quando os problemas de fato aconteciam, eu conseguia buscar soluções apesar de não os ter previsto? Se o problema tinha uma solução, sim.
Portanto, o problema de pensamentos paranoicos e pessimistas já possuía uma solução. E eu nem precisei prever que um dia eu teria que enfrentar esse problema.
E você, se é paranoico ou pessimista, utilizando esses pensamentos como bússola, por acaso já conseguiu melhorar sua vida ou eles simplesmente drenaram sua energia?