Como editar qualquer mapa no ETS2

Editar mapas no ETS2 é um processo bastante simples. Você pode não só editar o mapa oficial do jogo como também qualquer outro mapa que baixar na Internet, bloqueado ou não, em poucos passos, usando ferramentas da própria desenvolvedora do jogo.

Este é o primeiro de uma longa série de tutoriais que farei a respeito da edição de EuroTruck Simulator 2, o nosso querido ETS2.

Atenção!
Antes de começar, caso esteja utilizando o Reshade, é necessário desativá-lo pois ele torna o editor bastante instável. Se não sabe o que é Reshade, provavelmente você não está utilizando.

Passo 1 de 3

Deixe na sua pasta mod somente o mapa que vai editar, com todas as suas partes, para evitar incompatibilidade com outros mods.

O editor de mapas não tem gerenciador de mods e as partes do mod são carregadas em ordem alfabética. Por isso você precisa renomear os arquivos para que eles sejam carregados na ordem correta. Veja o exemplo:

Note que a ordem é invertida em relação ao gerenciador de mods. Sendo assim, o arquivo “01 promods-assets-v262.scs” seria o arquivo que ficaria abaixo no gerenciador de mods (menor prioridade) e o “07 promods-def-st-v262” no topo (maior prioridade e, portanto, o último a ser carregado).

Passo 2 de 3

O editor de mapas é o próprio jogo ETS2 aberto no modo de edição. Para abrí-lo no modo de edição:

  1. Vá na sua Biblioteca da Steam
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o “Euro Truck Simulator 2”
  3. Vá em “Propriedades”
  4. Em “Opções de Inicialização”, simplesmente adicione “-edit” (sem aspas).
Demonstração de como ativar o modo de edição no ETS2
Ativando o modo de edição no ETS2

Passo 3 de 3

Agora basta executar o jogo normalmente, como se fosse jogar. Será aberto o editor.

Por fim, basta abrir o mapa. Para isso, vá no menu File, clique em “Open” e selecione o mapa que quer editar.

O carregamento demorará um pouco, mas assim que concluir, você estará dentro do editor, livre para fazer qualquer edição!

opening map ets2
Abrindo um mapa. Clique para expandir a imagem.

Isso conclui esta primeira parte deste tutorial.

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