Função de cada botão no editor de mapas do ETS2

Map
Botão Descrição Atalho
Cria um novo mapa  
Abre um mapa existente  
Salva o mapa atual  
Exporta o mapa atual Ctrl + E
Importa um mapa previamente exportado para dentro do atual Ctrl + I
Executa o mapa atual para testá-lo. Utilize o botão na barra Edit Mod para definir o ponto de partida, ou seja, onde estará o caminhão.  
Edit Mode
Botão Descrição Atalho
Adiciona o item selecionado na caixa Item Type E
Ferramenta de mover M
Ferramenta de escalar (redimensionar) S
Excluir D
Propriedades do objeto P
Propriedades do nodo N
Permite definir onde será o ponto de partida para quando você testar o mapa utilizando o botão . Cuidado para não colocar seu caminhão em uma posição muito alta.  
Permite mover o objeto somente verticalmente, para cima e para baixo em relação ao chão, independente da câmera utilizada:

1. Pressione H

2. Clique sobre o nodo do objeto (aquele pontinho colorido que fica em cima dele) e, com o botão do mouse pressionado, mova o mouse para cima ou para baixo.

H
Ferramentas de Rotação:
As três ferramentas abaixo funcionam da mesma forma:
1. Escolha a ferramenta

2. Clique sobre o nodo do objeto e arraste com o mouse para os lados para rotacionar no eixo selecionado

Rotaciona o objeto no eixo X R
Rotaciona o objeto no eixo Y R
Rotaciona o objeto no eixo Z R
 
Ferramenta de “brush”. É um pincel que permite você “pintar” terrenos, remover vegetação, fazer acabamentos em Bezier Path, etc. B
Régua. Serve para medir distâncias, que serão exibidas no canto inferior esquerdo do editor. Note que o ETS2 utiliza a escala 19:1 nas rodovias e 3:1 nas cidades. Assim, multiplique por 19 fora das cidades para saber quanto aquela distância equivalerá dentro do jogo e por 3 nas cidades. Só não seja mané de uma ponte de 100 metros você colocar uma placa dizendo que ela tem 1900 metros, para não estragar a imersão. Utilize o bom senso.  
Terrain Picker. É… não ajudei.  
Scene preview. Nunca usei isso, então você pode descobrir por conta o que faz. U
Traffic tool. É uma ferramenta muito útil para testar o tráfego, ver os limites de velocidades aplicados, as regras de trânsito, ver se aquela conexão marota que você fez com 17 prefabs diferentes está ok, se a placa colocada está interferindo no tráfego ou não, etc.  
Ferramenta de edição de vértices. Muito útil para tapar buracos no cenário e fazer detalhamentos em terrenos.  
Desativa todos os sons do editor  
Snap
Botão Descrição Atalho

Quando você move um objeto, “gruda” ele nos nodos  

Quando você move um objeto, “gruda” ele nos vértices. Isso é bastante útil para quando você está usando a ferramenta de Edição de Vértices  

Quando você move um objeto, “gruda” ele nos grids  

Quando você move um objeto, “gruda” ele no chão G

Quando você move um objeto, “gruda” ele nas colisões estáticas (exemplo: a caixa invisível de colisão ao redor de uma árvore)  
Selection
Atenção:
as ferramentas de seleção só funcionam se o Edit Mode for .
Pro-tip: Para excluir toda uma área, utilize CTRL + X (recortar) e não cole o conteúdo, pois não é possível usar a ferramenta excluir com vários objetos selecionados
Botão Descrição Atalho

Seleciona vários objetos de uma área retangular  

Seleção livre de uma área de objetos. Funciona da seguinte forma:

  1. Você clica em um lugar X qualquer para iniciar a seleção
  2. Clica novamente em um lugar qualquer Y para fazer uma linha reta de seleção entre X e Y
  3. Repita o processo até fechar uma área de seleção
  4. Todos os objetos na área de seleção estarão selecionados
 
Camera
Botão Descrição Atalho

Câmera com visão de cima. Algumas funções só funcionam (ou funcionam muito melhor) se você estiver com essa câmera. C

Câmera de visão livre. C

Congela o quadro de visão. Essa opção permite que você “congele” o quadro de visão da câmera. Dessa forma, somente o que já está desenhado na tela quando você pressionou será desenhado. Pressione novamente para “descongelar”.  
Tools
Botão Descrição Atalho

Navegador de conteúdo. Aqui você pode ver tudo que está disponível para adicionar no mapa, como modelos, estradas, vegetação, etc. F2

Editor de clima F9

Configurações  

Ferramenta de busca F
Caixa “Item Type”

Esta caixa funciona em conjunto com a opção no Edit Mode. Abaixo, descrevi brevemente o que é cada opção, para você saber o que está adicionando.

Ignorei as opções de câmera, pois não ligo para isso, e as opções que eu ainda não explorei.

Opção Descrição
Bezier Path É um tipo de objeto de edição “quase” totalmente livre, como pequenos montes, por exemplo.
Buildings Buildings são construções de modelos agrupados, onde a cada click do mouse você adiciona um novo ponto. Por exemplo, fiações com postes de luz. Funciona da mesma forma que Curve.
Camera Path
Camera point
City Adiciona uma área de uma cidade no mapa. Se for uma cidade nova, você precisa editar os arquivos de definição antes.
Curve Semelhante ao Buildings. Não sei a diferença.
Cut plane Plano de corte. Tudo que está de um lado do plano de corte não é visto do outro lado e vice-versa.
Cutscene
Far model
Ferry
Hinge
Hookup
Map area
Map Overlay Serve para adicionar indicadores que aparecerão no mapa, como nome de rodovias.
Model Adiciona modelos, como prédios, carros estacionados, árvores solitárias, etc.
Mover São modelos animados, como bandeiras, pessoa caminhando, etc.
No weather area Área sem clima, como debaixo de pontes e viadutos. Utilize para não chover onde não deve.
Prefab Prefabs são objetos prontos para fazer conexões entre rodovias, por exemplo, como cruzamentos. Uma das opções críticas para fazer qualquer rodovia básica.
Road Rodovia e ruas. Acho que não preciso explicar, né?
Sign Placas de trânsito.
Terrain Terrenos. À primeira vista, pode ser parecido com Bezier Path, mas é bem diferente, pois permite edição de vértices, curvas, juntar com outros terrenos, vários tipos de vegetação, etc.
Traffic area Permite definir áreas de tráfego com regras específicas naquela área. Por exemplo, uma zona com tráfego intenso, proibir conversões à direita do tráfego do jogo, e muito mais.
Trajectory
Trigger Pedágios, controles de fronteira, balanças, etc.
Visibility area ?

Visite também o canal no YouTube PINA – Simuladores – Tutorial e Avaliação, para vídeos sobre ETS2 e simuladores, com tutoriais, dicas e informações. Há bastante material lá sobre edição, em Português!

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