Autoconhecimento para redes sociais

Percebo muitas pessoas em busca de autoconhecimento. Não sou psicólogo, psiquiatra, terapeuta nem nada disso. Sou um cara comum contando o que eu vejo, leigo no assunto. Eu mesmo participo desse caminho de descoberta de quem eu realmente sou, seguindo a orientação de profissionais. Não me levem a mal, não acho isso ruim, muito pelo contrário, acho que é um processo crucial para o nosso desenvolvimento aqui na Terra e bastante interessante, pois você adquire a paz de perceber que nunca será perfeito, de como mecanismos da sua personalidade funcionam, de seus defeitos, de seus sentimentos humanos e também de suas virtudes, habilidades, aptidões e luz.

Porém eu tenho a impressão que muitas dessas pessoas estão procurando apenas coisas boas em si, esperando descobrirem que são seres iluminados e perfeitos. Percebo que muitas estão mais preocupadas em uma jornada narcisista de auto idolatria: elas já possuem um ego inflado ou arrogância e prepotência como camadas de proteção, e mergulham em “autoconhecimento” para buscar a confirmação de sua superioridade. Quando encontram defeitos, sua arrogância vê como uma falha de percepção e não como uma realidade clara que evidencia o óbvio: ela, pessoa, não é perfeita e está causando dor aos demais.

Muitos também deixam de olhar para os outros, para seus semelhantes, para entes queridos, afundando-se no suposto autoconhecimento, quando poderiam aprender muito sobre si se percebessem o que acontece ao seu redor, se exercitassem a empatia.

Acho que a empatia, a arte de se colocar no lugar do outro, é uma das habilidades mais difíceis de se exercitar, pois você precisa ter uma compreensão muito grande não só de si como também do mundo, pois deve ser capaz de deixar de lado seus valores, experiências e visão do mundo quando se coloca no lugar do outro. E qual é esse lugar? Para entender você precisa entender o mundo em que aquela terceira pessoa está, entender os nuances, entender a história de vida, as dores, as vitórias, a construção daquele ser.

É realmente muito difícil. É muito mais fácil e confortável me fingir de ser iluminado, ignorar meus defeitos e postar nas redes sociais que sou incrível e perfeito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s