Eu sou livre

Liberdade é a coisa mais importante que podemos ter nessa vida. Acho que as pessoas, em geral, não compreendem o que é “liberdade”. Bem, eu não espero que um povo que confunde o sentimento de “inveja” com o de “ciúme” possa compreender o que é “liberdade”.

Também não tenho a ousadia de dizer que entendo, embora eu compreenda sua importância. Sim, é contraditório.

Liberdade não é anarquia, tampouco significa fazer tudo o que você quiser sem nenhuma consequência. Eu gostaria de tomar banho de chuva pelado na rua, refrescando minha manjuba no vento. Mas isso é uma “liberdade” fútil e superficial demais.

A liberdade profunda é a de poder ser o que quero ser, de pensar o que quero pensar. Em minha limitação linguística, fica difícil descrever. Minha limitação linguística, porém, serve como exemplo perfeito.

Eu não sou escritor. Isso é um passatempo. Achar que sou escritor e querer me comparar a escritores profissionais, seria como achar que sou jogador de futebol e querer me comparar a Jardel, Paulo Nunes, Kannemann e Geromel.

Eu nunca havia parado para pensar nisso e quando percebi, tirei um peso enorme de mim, pois isso fez com que eu pudesse escrever com liberdade total.

Posso, sim, escrever um livro e trabalhá-lo para ficar o melhor possível, o meu máximo, mas sem a pressão de um profissional, sem precisar me cobrar por não ser tão bom quanto eu gostaria que eu fosse.

Isso é liberdade.

Eu posso pensar o que quiser e postar aqui. Não, não no mundo das censuras e cancelamento de terceira série das redes sociais, mas aqui, neste blog, ou em um arquivo de texto salvo no meu computador. Tanto faz. Ninguém pode tirar isso.

Eu sou livre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s